Suculentas: Saiba como cuidar corretamente!

Capazes de passar de semanas a meses sem uma gota de chuva, essas plantas criaram nas folhas, nos caules ou mesmo nas raízes, estruturas especiais que são depósitos de água e de nutrientes, um backup que a suculenta usa para sobreviver à estiagem….

As suculentas não são para locais úmidos ou muito sombreados, pelo contrário, suculenta gosta de sol, de solo seco e até mesmo de vento. Quanto mais seco e ensolarado o lugar, melhor.

Aqui vão dicas rápidas para se dar bem com essas plantas fáceis de cuidar:

  • DEIXE O VASO RENTE A JANELA

Posicione sua suculenta de forma que ela “veja” a vista, bem pertinho do vidro da janela, de preferência no local mais ensolarado da sua casa. Mas, se acabou de trazer o vaso para casa, a próxima dica é importante. Acostume a planta ao sol A maioria dos produtores de suculentas as cultivam em estufas cobertas por plástico, por isso, passe o vaso aos pouquinhos para um ambiente ensolarado, começa…

  • USE VASO FURADO E SEM PRATINHO

A rega das suculentas é feita de cima para baixo, em vaso furado, nunca pelo pratinho. Molhe a terra com um regador (caso tenha muitas plantas) ou uma seringa (se forem poucas ou elas estiverem reunidas em um arranjo)….

  • ADUBE COM CASCA DE OVO

Plantas que tomam muito sol precisam de mais cálcio do que aquelas que ficam à sombra. Acrescente à terra casca de ovo triturada, uma vez por mês, para adubar e evitar cochonilhas, praga número um das suculentas. Não tenha medo dos cactos Embora possam ter espinhos, são suculentas muito bonitas e ainda mais rústicas. Busque formatos diferentes, como redondo, colunar, com pelos brancos, espinhos curvos ou mesmo com tufos fazendo bolinhas….

  • MOLHE SÓ QUANDO A TERRA ESTIVER BEM SECA

Esqueça aquela receitinha de bolo de regar “x” vezes por semana com “y” ml de água, planta é muito variada e essas regras nunca funcionam igual para todas. Só molhe sua suculenta quando, ao esfregar o dedo na terra, ele sair completamente limpo….

2 Replies to “Suculentas: Saiba como cuidar corretamente!”

Deixe uma resposta